Pré-lançamento: projeto da NX62 by Pininfarina é apresentado no Boat Show

Para Jonas Moura, CEO do estaleiro, este é “o melhor projeto de uma 60 pés do mundo”

Jonas Moura, CEO da NX Boats. Foto: RP / Revista Náutica

terceira lancha da NX Boats em parceria com o estúdio italiano Pininfarina foi apresentada em um pré-lançamento exclusivo no São Paulo Boat Show 2025. Batizada de NX62 Design by Pininfarina, o modelo promete recursos inéditos na categoria, inspirados em embarcações acima de 70 pés.

Foi o próprio Jonas Moura, CEO do estaleiro pernambucano, que apresentou todos os detalhes do barco que, nas palavras dele, “tem o melhor projeto de uma embarcação de 60 pés do mundo”.

Eu fiz questão de não entrar em nenhuma lancha de 60 pés, somente embarcações de 70 a 120 pés. Queríamos trazer para a nossa embarcação coisas só vistas em barcos de maior porte– destacou o CEO

Jonas Moura apresentou todos os detalhes da nova lancha da NX Boats. Foto: RP / Revista Náutica

Moura revelou que “esse sonho” começou a ganhar forma há um ano, no São Paulo Boat Show 2024, quando dois clientes do estaleiro adquiriram o barco antes mesmo do projeto. “Isso nos desafiou e motivou”, revelou.

O desafio ficou ainda maior quando a fabricante elaborou para a lancha uma lista de coisas que, segundo Jonas, nunca haviam sido colocadas em um barco de 60 pés. “Nenhum desses itens precisou ser retirado. Muito pelo contrário”, destacou.

O projeto da NX62 by Pininfarina, inicialmente, previa um barco de 60 pés, com três camarotes. Mas, seguindo a linha disruptiva da marca, a embarcação ganhou mais uma cabine e, consequentemente, saltou para 62 pés. São 18,72 metros de comprimento totalmente aproveitados. Inclusive, Jonas ressaltou que “a NX é o único estaleiro do Brasil e um dos poucos do mundo” a não ter passagem lateral no barco.

Somos muito criticados por isso, mas atualmente é uma tendência mundial– explicou

Segundo Jonas, ao visitar barcos da linha 2025 da San Lorenzo, ele teve a “grata surpresa” de ver embarcações de 130 pés sem passagens laterais.

Esse “sacrifício” deu ao novo modelo da NX um de seus maiores destaques — que era um item obrigatório na lista mencionada por Jonas. O tópico mencionava que 12 pessoas sentadas deviam ser suportadas na praça de popa, coisa que geralmente só é possível em embarcações acima de 70 pés.

É muito difícil uma embarcação da categoria de 60 pés ter um cockpit tão espaçoso quanto esse-Jonas Moura, CEO da NX Boats

Miniatura da NX62 Design by Pininfarina. Foto: RP / Revista Nàutica

Ainda nesse sentido, outra sacada que foge do comum é a presença de um banheiro no cockpit. Afinal, como brincou o CEO, “todo proprietário fica preocupado quando vê o pessoal molhado entrando na cabine”.

Foto: NX Boats / Divulgação

O interior do barco chega para impressionar, com amplas janelas panorâmicas, móveis refinados de design contemporâneo, acesso a proa por porta elétrica e um detalhe de ouro: pisos que seguem o mesmo nível.

A suíte principal aproveita a popa do barco de forma integral, inclusive no banheiro. A área de serviço, por sua vez, contempla cabine para dois marinheiros e um banheiro, que também pode ser utilizado por quem aproveita a área de popa do barco.

Uma elegante escada dá acesso ao fly, com comando duplo de pilotagem, cozinha ampla e autônoma e móveis soltos, que permitem diversas formas de personalização.

Foto: NX Boats / Divulgação

A NX62 by Pininfarina será capaz de transportar até 28 passageiros, sendo que oito poderão pernoitar a bordo. Para empurrar tudo isso, uma dupla de IPS 950 (D11 725 HP) prometem dar conta do recado.

A primeira unidade deve ser entregue no meio de 2026, ao passo que será apresentada oficialmente no São Paulo Boat Show do mesmo ano. Para a produção do barco, o estaleiro aumentou seu parque fabril em 10 mil m², visando uma meta ousada: produzir 12 unidades por ano — uma por mês.

Em 10 anos, já são 13 modelos produzidos. Para 2026, além da nova NX62, o estaleiro ainda promete mais um modelo: a NX310.

Em 2026 a NX já vai ter 15 modelos de embarcações sendo produzidas de forma seriada– destacou Jonas com exclusividade à NÁUTICA